sábado, 1 de outubro de 2016

Produção local



Festival mostra 30 filmes produzidos por moradores de favelas do Rio
  • 29/09/2016 13h15
  • Rio de Janeiro





Da Agência Brasil
Uma mostra com 30 filmes produzidos por moradores de favelas do Rio de Janeiro começou hoje (29) no Cine Teatro Eduardo Coutinho (Cine Manguinhos), em Manguinhos, na zona norte da capital. A Mostra de Filmes Imagens e Complexos, que vai até domingo (2), exibe produções que abordam temas como o cotidiano da periferia, a violência e a relação da favela com a cidade como um todo.

Além da exibição de filmes, também serão realizados debates. Segundo a coordenadora da m ostra, Fabiana Melo Sousa, a iniciativa busca a integração entre o público, os produtores e os filmes. Fabiana destacou a grande oportunidade que é para os produtores veicularem suas obras em uma sala de cinema.

“Nas favelas há muitos produtores, e dos bons. Muitos deles produzem e depois jogam seu conteúdo na internet, mas lá é um ‘buraco negro’. Não dá para saber o destino daquela obra. Então, com a mostra, eles poderão sentir a sensação de ter o seu trabalho exibido em uma sala de cinema com lotação de 202 pessoas. Para eles, que em sua grande maioria fazem um trabalho independente, é um grande orgulho e uma grande oportunidade”.

Fabiana disse que a expectativa é de salas lotadas durante os dias de programação. “Fizemos parceria com escolas públicas da região que trarão seus alunos para cá. É uma oportunidade para essas crianças verem o quão talentosos são os moradores das comunidades e sentirem-se capazes de trilhar o mesmo caminho”.

Os preços são R$ 8,00 (inteira) e R$ 4,00 a meia para todos os casos previstos em lei e ainda para os moradores das comunidades de Manguinhos e Jacarezinho que apresentarem uma conta de luz, além dos sócios das Bibliotecas-Parque da SEC. A programação pode ser conferida no site da mostra.

O Cine Manguinhos é o primeiro cinema a ser inaugurado no bairro e tem 202 lugares.
Edição: Graça Adjuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário